domingo, 8 de julho de 2012

O que são mídias?


Media é um vocábulo latino que em português significa meio, tendo sido importado para a nossa língua, via inglês (em que é pronunciada mídia, com a acepção de meios de comunicação. Reproduzindo a pronúncia inglesa, o termo (no Brasil) é quase sempre adaptado para mídia. Adotando a origem e pronúncia latina, a palavra grafa-se de média (forma mais utilizada em Portugal e nos PALOP). Ambos os casos configuram um processo irregular de formação de palavras, na medida em que passam a existir no léxico português vocábulos que designam o plural sem terminarem com S.

Podemos distinguir os tipos de media consoante a sua origem em media capturados (vídeo, áudio, fotografia) e media sintetizados (texto, gráfico, animação).

É um termo utilizado em comunicação e pode apresentar vários significados:
Os meios de comunicação.
Os veículos de comunicação.
A comunicação de massa.
Media: Área da publicidade responsável pela veiculação de anúncios.
Media de armazenamento é o suporte no qual pode se registrar a informação digital.
Exemplos: fitas magnéticas, disquetes, discos ópticos.
Enquanto meio de comunicação pela imagem, tal como a fotografia e o cinema, é um dos objetos por excelência da antropologia visual.

Trazendo a definição para o meio pedagógico, mídias seriam os recursos tecnológicos os quais os professores poderão se apropriar para otimizar o conteúdo de suas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário