domingo, 8 de julho de 2012

Recursos que podem ser aplicados a Educação


REAL PLAYER – Quem não assistiu, por varias vezes, vídeos veiculados na internet ou até mesmo em cursos de capacitação e disse:

_ Esse vídeo é perfeito para que eu pudesse utilizá-lo em determinada aula.

Esse programa, que eu um player de áudio e vídeo, ou seja, programa utilizado para reproduzir arquivos de áudio e vídeo mas, em suas últimas versões, também nos trouxe a possibilidade de gravar vídeos veiculados na internet.


 
O procedimento é bem simples.
Quando passamos o cursor do mouse sobre o vídeo, no canto superior direito do vídeo aparecerá a opção FAZER DOWNLOAD DO VÍDEO.
Basta clicar sobre ele, e o vídeo automaticamente começará a baixar, sendo adicionado à pasta Meus documentos- Meus vídeos - Downloads do RealPlayer.
Esse vídeo já pode ser utilizado assim que estiver com a transferência concluída.
Pode ser encontrado gratuitamente em:

http://www.baixaki.com.br/download/realplayer.htm

Outro programa fantástico e que pode auxiliar e muito nessa prática, como o Real Player, é o Youtube Downloader HD.

Youtube Downloader HD – Esse programa tem a mesma função do Real Player, a diferença é que ele baixa o arquivo diretamente do link do Youtube para uma pasta selecionada. Dessa forma, basta copiar o link que foi utilizado para encontrar o arquivo e colocar na caixa de conversão.

 
O endereço onde o programa poderá ser encontrado é:

http://www.baixaki.com.br/download/youtube-downloader-hd.htm

FORMAT FACTORY – Esse incrível programa tem a função de converter uma infinidade de arquivos de áudio, vídeo e imagem, para formatos que necessitamos para as nossas aplicações. Sua utilização é bem simples. Basta selecionar o arquivo e arrastar para a área de conversão do programa. Depois, basta selecionar para que tipo de formato ele deva ser convertido.
Podemos, por exemplo, utilizar uma música que encontramos em um filme, mas que não a encontramos em lugar algum. Basta pegar esse arquivo de vídeo e convertê-lo para um formato de áudio.


 
Outra função importante do Format Factory é que alguns arquivos baixados ou convertidos por outros programas acabam sendo transformados em formatos que, apesar de serem de grande valia, ainda não podem ser reproduzidos em alguns aparelhos.
Por exemplo, você pode pegar um vídeo do seu celular ou um baixado através do Real Player ou do Youtube converter e convertê-los para um formato mais apropriado.

O programa pode ser encontrado gratuitamente em:


ENCODER – O Encoder é outro programa conversor. Na febre mp3, ele é um programa muito útil para pegarmos aquele cd que precisamos muito utilizar em sala de aula, mas que não reproduz naquele aparelho que só toca MP3, ou vice-versa. Basta selecionar as músicas do cd e escolher em que pasta os arquivos serão convertidos.

 
Este programa está disponível gratuitamente em:



DVD DECRIPTER – Sabe aquele vídeo protegido que você não consegue converter d jeito nenhum? Aqui está a solução. Com o Decripter você pode, além de desproteger esse dvd, selecionar quais dos conteúdos você pode dispensar, como por exemplo, os traillers do filme, os idiomas indesejados, os bônus, que fazem com que a cópia normalmente exceda o tamanho de um dvd tradicional.


O programa pode ser encontrado gratuitamente em:


DVD SHRINK – Muito parecido com o Decripter, o shrink não tem função de desproteger o DVD, mas nos dá a possibilidade de retirar deste alguns trechos indesejáveis do DVD, que tornam seu tamanho maior que o tamanho original, por isso não consegue ser gravado em um DVD tradicional.


 
Esse programa pode ser obtido gratuitamente em:


EMULE e ARES – Durante muitos, esses dois programas foram fundamentais para encontrarmos na Internet os arquivos de áudio, vídeo e imagem que precisávamos. Hoje, praticamente foram substituídos pelo 4shared (compartilhador de arquivos) e Youtube (compartilhador de vídeo). Mas ainda são muito utilizados. Seu funcionamento é fácil.
Basta conectar ao servidor e localizar o arquivo desejado. É interessante baixar o arquivo daquele que tiver mais fontes, pois assim ele terá maiores chances de baixar.

 
Imagem do programa eMule

Disponível gratuitamente em:


Imagem do programa Ares

O programa pode ser baixado gratuitamente em:


DoPDF7 – Curiosamente, foi o programa que utilizei para fazer esse tutorial. Porque ele é importante? Porque hoje, em um mundo tão dinâmico em que enviamos e recebemos arquivos todos os dias, o tamanho e a forma com a qual somos apresentados a esse arquivo são de suma importância.
Os textos e imagens em formato PDF são menores e fáceis de manusear e, agora, fáceis também de serem criados.
O que esse programa faz é criar uma impressora virtual e, ao invés do arquivo, independente de onde este esteja aberto, ser enviado para a impressora tradicional, é enviado para a impressora DoPDF virtual, que criará o mesmo arquivo em uma versão PDF (Portable Document Format), mais apropriável para aplicação desejada.

Disponível gratuitamente em:



Perceba que foram citados, até agora, apenas programas gratuitos. Ou seja, não será desculpa o preço que será pago para utilizá-los. Então, vamos tentar no apropriar do que eles são capazes de fazer?

Agora, citaremos alguns outros programas que não são gratuitos, mas que são encontrados praticamente em todos os computadores, ou que são fáceis de serem adquiridos.

MICROSOFT WORD – Programa constante do pacote Office da Microsoft, é talvez um dos programas mais importantes disponíveis no mercado. Editor de textos (utilizado para criar e editar textos), é essencial na produção dos materiais que utilizamos em grande parte em nossos estudos ou dentro das salas de aula. Outra vantagem é que existem versões gratuitas de Editores de Textos, que podem ser facilmente encontrados na Internet, como por exemplo o BrOffice, disponível em:



MICROSOFT POWERPOINT - Programa constante do pacote Office da Microsoft, é talvez um dos programas mais importantes disponíveis no mercado. Editor de Apresentações (utilizado para criar e editar apresentações de texto e imagem), é essencial na produção dos materiais que utilizamos em grande parte em nossos estudos, dentro das salas de aula ou em nossas palestras e apresentações. Trabalha basicamente com slides ou laudas e nele é possível criar importantes trabalhos:

7 serviços gratuitos alternativos ao PowerPoint

O Baixaki criou uma lista de opções para você criar apresentações em slide sem precisar utilizar a ferramenta do Microsoft Office.

Trabalhos de faculdade, apresentações na escola, palestras, lançamento de produtos e exibição em festas. Estas são apenas algumas das utilidades das apresentações em slide, tão fáceis de criar e que dão ao evento um aspecto super profissional.
A principal ferramenta para criação de slideshows é, ainda hoje, o PowerPoint, da Microsoft. No entanto, é essencial lembrar que este é um software pago, que vem dentro de um pacote que custa cerca de R$ 200.
Por esta razão, o Baixaki selecionou uma lista de serviços que podem substituir a utilização do PowerPoint gratuitamente, sem diminuir a qualidade do seu trabalho.

Prezi

Prezi é um dos serviços mais fáceis de utilizar. Ele transformou a ideia de slideshows em uma tela grande, em branco, onde sua apresentação pode ser feita utilizando a hierarquia de tamanhos e cores para os textos.

É possível colocar palavras, alterar sua orientação, inserir imagens e formas geométricas. Além de ser gratuito, ele ainda faz com que sua apresentação fique diferente e possa se destacar entre tantas outras.
Existe ainda uma versão desktop e mais completa, além de ser possível pagar para ter mais opções de configuração. A apresentação gratuita só pode ser criada online, traz uma marca d’água do serviço e é publicada no site – o que pode não ser o ideal para alguns usuários.

Ashampoo Presentations

Se você é mais tradicional, pode optar pelo Ashampoo Presentations, concorrente do PowerPoint que é distribuído gratuitamente. Seu formato é semelhante ao aplicativo da Microsoft, com modelos de slide pré-definidos para facilitar o trabalho. Além disso, a interface também é muito parecida.
 


Acrobat Presentations

Um dos melhores serviços disponíveis gratuitamente para criar apresentações é o Acrobat Presentations. Além de ser fácil de utilizar, ele está disponível online. Ou seja: não é necessário baixar e instalar nada pesado em seu computador.

 Acrobat Presentations tem a qualidade dos produtos da Adobe, com excelentes layouts, fontes, estilos e cores para seus slides. Ao terminar, basta salvar tudo em PDF e seguir para sua apresentação.
Isso significa que você pode exibir o conteúdo em formato de imagem, sem ser prejudicado por configurações de computadores diferentes ou fontes escolhidas não instaladas na máquina que você vai utilizar.

Google Docs

De longe, o serviço mais prático. Além de ser online, tudo que você precisa é uma conta do Google para acessar o Docs e criar sua apresentação. No entanto, esta praticidade se traduz também em simplicidade.

As apresentações do Google Docs não possuem vários layouts e temas para você escolher. No entanto, são rápidas de criar e podem ajudar e casos de emergência.

SlideRocket

Outra alternativa completa e online é o SlideRocket. Para utilizá-lo, é necessário criar um cadastro no site, a exemplo do Acrobat Presentations. Sua interface é intuitiva e ele possui inúmeras formas de configuração para sua apresentação.

Além disso, SlideRocket pode enviar os arquivos criados por você para o próprio PowerPoint, caso queria realizar algum ajuste. Infelizmente, a versão gratuita não permite que você salve o arquivo, mas a apresentação pode ser visualizada de qualquer computador através da internet.

280Slides

Seguindo a linha da praticidade de criar apresentações online, temos o 280Slides.  Ele possui três opções de layout e nove temas de cores variadas para aplicar aos slides. Ainda é possível adicionar imagens, formas e vídeos.

 Para salvar o arquivo online, é necessário criar um login no site. No entanto, ao terminar sua apresentação, você pode clicar em “Download” e baixar o arquivo em extensão PPT (a mesma do PowerPoint).

Zoho Work

A última ferramenta desta lista que também pode ser acessada online, é o Zoho Work. Clicando na opção Zoho Show, é possível começar a criar sua nova apresentação. O serviço oferece muitos temas para você desenvolver slides.

Sua interface é um pouco confusa, pois tem muitos itens. Mas, ao mesmo tempo, você possui inúmeras opções de configuração – principalmente com imagens, formas e cliparts para inserir no slide.
Alguns destes serviços podem criar apresentações em slide com o mesmo estilo do PowerPoint. Outros têm slides e layouts diferenciados, enquanto algumas opções são mais simplificadas.
Então, procure nesta lista a ferramenta gratuita que mais combina com você e que pode tornar suas apresentações ainda mais práticas, bonitas e criativas!



MOVIE MAKER – Programa de Edição de Vídeo, também é um programa constante no pacote Office, e é uma ferramenta importante na produção de materiais que podem ser utilizados dentro das salas de aula, como edição de vídeos produzidos pelos alunos, por exemplo. Outras opções gratuitas para este programa são encontradas nos endereços abaixo:

VSO CONVERTX to DVD – É mais um programa de conversão de vídeos, mas com uma particularidade: podemos inserir vários vídeos e fazer uma compilação, utilizando-os em uma mesma imagem. Dá para criar trabalhos importantes nessa ferramenta. Mas, ao contrário das outras ferramentas disponibilizadas acima, não é gratuito, apesar de ter uma opção disponível, mas que é limitada. É necessário adquirirmos a versão com número de série para que possamos fazer maiores alterações na gravação.
Nota: esses seriais também são facilmente encontrados na Internet.

Disponível em uma versão gratuita limitada em:




AHEAD NERO – Talvez o mais tradicional programa pra gravação de CDs e DVDs existentes. Fundamental na reprodução de CDs e DVDs e no armazenamento de dados. Ultimamente foi perdendo espaço, mas sempre é utilizado.

 

 
Como podemos notar, as possibilidades ferramentais são imensas. Mas o mais importante é o educador entender desde o início que ele é a figura fundamental em todo esse processo de construção educacional, e que todas essas ferramentas são apenas suportes para oportunizar essa mecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário