É momento de realinharmos a nossa postura pedagógica de uma
maneira mais apropriada, e oportunizar a utilização de novos meios e novas
tecnologias em beneficio da Educação, propiciando maiores possibilidades em
relação a apropriação do conhecimento.
No texto da aula 4a - pg. 1, do curso de Planejamento,
Implementação e Gestão da Educação à Distância (Lante/UFF), diz que "... o
conhecimento é construído de forma coletiva, marcado pela história e pela
cultura de cada pessoa ou grupo social. Nesse sentido, a aprendizagem é vista
como um processo de interações sociais contínuas".
Mas tenho bem definido em mim que nós absorvemos as pessoas,
tanto na forma de ensinar, quanto na forma de aprender. Definimos, assim, os
nossos objetivos e pesamos suas conseqüências. Definimos o que temos e o que
pretendemos obter ao final. Logo, as ferramentas das quais dispomos pra chegar
a esses objetivos podem ser de grande importância na construção de todo esse
processo.
Hoje vivenciamos uma cultura diferente. Respiramos
tecnologia, e não podemos virar as costas para as possibilidades que ela nos
oferece.
Ao analisarmos algumas dessas ferramentas disponíveis,
podemos enfatizar as Redes Sociais, Blogs, Fotologs, entre vários outros que
não saem da boca de nossos jovens, e os AVAS (Ambientes Virtuais de
Aprendizagem), que trouxeram novas possibilidades quanto às maneiras como tanto
nos relacionamos, como estudamos.
Com os Blogs, podemos estimular nossos novos autores;
Com as Wikis, podemos talvez incentivar futuros
pesquisadores;
Nos sites de relacionamento, podemos estabelecer
estreitamentos que talvez facilitem a nossa interação, aproximação e, conseqüentemente,
legitimar todo o conteúdo que dispomos, estabelecer um grau de confiança entre
o que é ensinado e o que é aprendido.
Ainda esse mesmo texto da aula 4, diz, relacionado as
maneiras de apropriação dessas ferramentas, que "A primeira seria fazer
com que os educadores aprendam e usem a WEB a seu favor, a segunda seria a
etapa de treinar e educar os alunos nessas novas tecnologias e conceitos, mostrando
como pode ser vantajoso tirar proveito de um ambiente colaborativo para
aprendizagem".
Mas é coerente entender que o discurso não é tão simples
quanto a prática. Sabemos que não basta termos os recursos se não nos
apropriarmos de meios de utilizá-los. E sabemos também que nesse mundo em que
nossas crianças são 100% visuais. Não estamos mais que falando a mesma língua
que elas, porque "muitas vezes, uma informação apresentada em um
gráfico é muito mais simples que uma coleção de palavras".
Nenhum comentário:
Postar um comentário