domingo, 8 de julho de 2012

A WEB 2.0 e suas possibilidades educacionais


É momento de realinharmos a nossa postura pedagógica de uma maneira mais apropriada, e oportunizar a utilização de novos meios e novas tecnologias em beneficio da Educação, propiciando maiores possibilidades em relação a apropriação do conhecimento.
No texto da aula 4a - pg. 1, do curso de Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância (Lante/UFF), diz que "... o conhecimento é construído de forma coletiva, marcado pela história e pela cultura de cada pessoa ou grupo social. Nesse sentido, a aprendizagem é vista como um processo de interações sociais contínuas".
Mas tenho bem definido em mim que nós absorvemos as pessoas, tanto na forma de ensinar, quanto na forma de aprender. Definimos, assim, os nossos objetivos e pesamos suas conseqüências. Definimos o que temos e o que pretendemos obter ao final. Logo, as ferramentas das quais dispomos pra chegar a esses objetivos podem ser de grande importância na construção de todo esse processo.
Hoje vivenciamos uma cultura diferente. Respiramos tecnologia, e não podemos virar as costas para as possibilidades que ela nos oferece.
Ao analisarmos algumas dessas ferramentas disponíveis, podemos enfatizar as Redes Sociais, Blogs, Fotologs, entre vários outros que não saem da boca de nossos jovens, e os AVAS (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), que trouxeram novas possibilidades quanto às maneiras como tanto nos relacionamos, como estudamos.
Com os Blogs, podemos estimular nossos novos autores;
Com as Wikis, podemos talvez incentivar futuros pesquisadores;
Nos sites de relacionamento, podemos estabelecer estreitamentos que talvez facilitem a nossa interação, aproximação e, conseqüentemente, legitimar todo o conteúdo que dispomos, estabelecer um grau de confiança entre o que é ensinado e o que é aprendido.
Ainda esse mesmo texto da aula 4, diz, relacionado as maneiras de apropriação dessas ferramentas, que "A primeira seria fazer com que os educadores aprendam e usem a WEB a seu favor, a segunda seria a etapa de treinar e educar os alunos nessas novas tecnologias e conceitos, mostrando como pode ser vantajoso tirar proveito de um ambiente colaborativo para aprendizagem".
Mas é coerente entender que o discurso não é tão simples quanto a prática. Sabemos que não basta termos os recursos se não nos apropriarmos de meios de utilizá-los. E sabemos também que nesse mundo em que nossas crianças são 100% visuais. Não estamos mais que falando a mesma língua que elas, porque "muitas vezes, uma informação apresentada em um gráfico é muito mais simples que uma coleção de palavras".

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